(Princesa) Ricardo Marinelli e Erivelto Viana – MA/PR
SEXTA 16 DE NOVEMBRO – 21h30
local: CAMPO
duração: 50min
ingresso: R$10 inteira/ R$5 meia
classificação: 18 anos
TRAVESQUEENS é uma atitude que sublinha a performatividade de gênero e provoca os limites entre masculino e feminino. É um corpo-manifesto, que explicita a violência de morte que hoje está debaixo do tapete. Que vive e morre na calçada. Que opta pela margem transgressora e ri disso. É a manifestação da ambiguidade que existe em todos nós. Aqui as travesqueens da vez são Cintia Sapequara e Princesa Ricardo.
Cintia é ludovicense, adora doce de espécie e guaraná Jesus, usa soutien extra GG, tem um quadro em um programa semanal na TV local e é garota propaganda. Já Princesa é curitibana, loira, ninfomaníaca, detesta parecer engraçada, só usa roupa preta e já sonhou em ser cantora. Elas se encontraram anos atrás e decidiram que um dia iam fazer juntas um espetáculo de dança contemporânea. Simples assim, complexo assim.
Este projeto foi contemplado com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010.
(Princesa) Ricardo Marinelli é bicha. Artista, pesquisadora, professora e gestora de projetos em arte contemporânea. Licenciadx em Educação Física e Mestre em Educação pela UFPR, onde foi professorx de Dança e Filosofia. Foi bolsista/residente da Casa Hoffmann (2004) e integrou a Couveflor minicomunidade artística mundial. Desde 2011 mantém a plataforma criativa “Sim, somos bizarras!”. Entre 2004 e 2014 recebeu 15 prêmios por suas criações e projetos. Foi vinculado ao NUPESC/UFPR, onde coordenou a linha de pesquisa de Corpo e Diversidade Sexual. Desde então sua produção acadêmica está aliada aos pensamentos do movimento queer e da livre expressão da sexualidade.
FICHA TÉCNICA
Concepção e gestão geral de projeto: Ricardo Marinelli
Criação: Elielson Pacheco, Erivelto Viana e Ricardo Marinelli
Performance: Erivelto Viana e Ricardo Marinelli
Colaborações artísticas: Cristian Duarte e Marcelo Evelin
Apoio visual e Make up (da Princesa): Aurélio Dominoni
Direção de Produção: Ricardo Marinelli
Parcerias: Couve-flor minicomunidade artística mundial, Núcleo do Dirceu e BemDito
Coletivo.
Direção e curadoria:
Datan Izaká @izakadatan
Jacob Alves @jacobalves
Janaína Lobo @janalobo
Produção:
Mariah Santos @mariahsanttos
Bruno Dantas @brunoodantass
Assessoria de imprensa:
Tertuliano Filho @tertulianofilho
Claryanna Alves @aquelaclary
contato:
juntafestival00@gmail.com
©2018 JUNTA