A T RRA EXPERIÊNCIAS PARA OUVIR

A T RRA é uma série de 3 cápsulas sonoras:
A T RRA DILATADA (10’59’’)
A T RRA CALIENTE (5’16’’)
A T RRA REGENERATIVA (17’57’’)

Estas cápsulas foram criadas especialmente para esta edição do JUNTA e funcionam como uma tríade de experiências performativas para ouvir com fones de ouvido. Embora cada cápsula seja independente, elas são construídas para serem ouvidas juntas, uma após a outra, com a intenção de propor uma experiência somática global de repouso regenerativo através da elevação da temperatura e agitação corporal, evaporando e sedimentando as águas internas do corpo. A viagem corporal para a qual convidamos é DILATAR > AQUECER > REGENERAR através da escuta das 3 cápsulas.
Cada uma é acompanhada por um guia que direciona a atenção para diferentes focos corporais, em uma progressão de cima para baixo, da posição vertical para a horizontal, em uma descida de alturas que conduz o corpo em direção à Terra.

(Para uma experiência completa, ouça com fones de ouvido)

 

Guia de escuta:
A T RRA mobiliza seu corpo entre o céu e o solo:

A T RRA DILATADA
Fique em uma posição vertical
Conecte-se com sua transpiração e evaporação

A T RRA · A T RRA Dilatada

A T RRA CALIENTE
Fique em uma posição entre
Conecte-se com suas águas internas e suas pulsações

A T RRA · A T RRA Caliente

A T RRA REGENERATIVA
Fique em uma posição horizontal
Conecte-se com o peso do seu corpo e dissolva-se em direção à Terra

A T RRA · A T RRA Regenerativa

Após essa experiência, convidamos você a compartilhar conosco as impressões-apreciações-provocações impulsionadas pelas 3 cápsulas, escrevendo em um documento público no Google Drive que chamamos de “drenaje abierto” (dreno aberto), com o objetivo de nos alimentar plurifonicamente. Clique aqui para acessar o documento.
A T RRA é uma proposta do projeto HAMMAM.

A equipe criativa do projeto HAMMAM é composta por: Rodrigo Sobarzo, Antonia Peón-Veiga, Natalia Ramírez Püschel, Claudio Muñoz e Javiera Peón-Veiga. Dedicam-se a pesquisa e criação a partir de práticas que os cruzam e os conectam. São elas: dança, arte sonora, medicina, arquitetura, iluminação, práticas somáticas, música e as várias polinizações entre essas e outras.

 

Equipe HAMMAM:
Criação: Claudio Muñoz, Antonia Peón-Veiga, Rodrigo Sobarzo, Natalia Ramírez Püschel, Javiera Peón-Veiga
Design de som: Rodrigo Sobarzo
Design gráfico: Simón Sepúlveda
Direção: Javiera Peón-Veiga
Colaboração especial de Talma Salem na criação da cápsula A T RRA DILATADA
Co-produção: NAVE
HAMMAM é um projeto financiado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento Cultural e as Artes do Chile, Fondart Trayectoria, Convocatória 2019.

Javiera Peón-Veiga (Chile, 1978): Sua busca coreográfica está associada a explorar a potencialidade do corpo, suas margens perceptivas e estudar a corporeidade como um sistema em construção, aberto, dinâmico, múltiplo, difuso, afetivo, relacional, poroso, que está constantemente passando por áreas de ambigüidade, indefinição e contradição.

Em seus últimos projetos se interessa pelo som como questão de transformação do corpo e meio de encontro coletivo e, atualmente no HAMMAM, no vapor como materialidade e estado da água para pensar a baixa definição, entre, o geográfico, a ecologia e fenômenos sonoros.

Estudou psicologia em Santiago do Chile (2002) e dança na London Contemporary Dance School, The Place, Inglaterra (2006). Entre 2006 e 2008 aprofundou sua pesquisa coreográfica na França no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (CNDC) e na Fondation Royaumont (CRCC). Desde 2009 mora em Santiago do Chile e é codiretora artística do NAVE, Centro de Criação e Residência para Artes Vivas.