BURACO

Cia víÇeras
Brasília – DF

O Buraco é um ensaio performativo real, ficcional e imaginado, trata-se de uma obra de dança que flerta com o cinema. As coisas particulares que são vistas com atenção e silêncio (preciosidades subjetivas), se aproximando do documentário de criação.
Buraco é a espera de algo desconhecido. Buraco é nossa busca. Onde esse corpo-mulher irá chegar enquanto escava a terra? Será que escava a si mesma em busca de paz? Qual paz?

Márcia Regina é uma multiartista com formação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Mulher, periférica e nascida no Piauí. Em 2010 criou o coletivo de artes híbridas cia. víÇeras. O coletivo acumula 7 espetáculos, 7 intervenções performáticas e 6 videoartes. Em 2016 criou a produtora audiovisual Baleia Filmes, onde pesquisa as linguagens sensíveis. Desde 2015 integra o grupo Anti Status Quo Companhia de dança. Em 2016 criou a coletiva de dança Coisa Azul, onde pesquisa dança e objetos. Atualmente está em processo de criação do seu novo espetáculo “MARGEM”. Ainda em 2020 está em processo de criação dos espetáculos “BURACO”, “A solidão de não está só” e duo de dança o SOPRO..

Fausto Ribeiro é pesquisador acadêmico do Instituto de Artes Cênicas da UNICAMP-Brasil e professor do Instituto de Artes Cênicas de Montevideo-Uruguay. Atualmente, sua pesquisa de doutorado é dirigida ao processo criativo de diretores e coreógrafos latino-americanos. Está interessado no diálogo entre ação performativa e autobiografia de artistas, misturando elementos da realidade, autoficção e arquitetura de espaços não convencionais, para criar um estilo chamado Realismo Fantástico. Publicou vários artigos em revistas e periódicos internacionais, além de ser editor e revisor da Revista Rasante. Coordena alguns coletivos de pesquisa entre Brasil, Uruguai, Argentina e Itália.

cia. víÇeras é um coletivo artístico iniciado em 2010 que tem como proposta trabalhar diferentes linguagens artísticas de modo transdisciplinar, dentre elas, a dança, o audiovisual, as artes plásticas, o teatro e a performance. Em 10 anos de existência acumula 7 espetáculos com várias temporadas, 7 intervenções performáticas, 7 filmes e 1 exposição de artes plásticas.

 

Ficha técnica:
cia víÇeras apresenta BURACO
Intérprete criadora: Marcia Regina
Diretor: Fausto Ribeiro
Concepção e criação: Marcia Regina e Fausto Ribeiro
Direção de fotografia: Camila Oliveira
Imagens adicionais: Marcia Regina
Edição e montagem: Marcia Regina
Voz off: Marcia Regina
Áudio palestra: José Trigueirinho Netto, Data de Gravação: 11/12/2014
Participação especial: Lorenzo Manuel
Trilha sonora: Ben Ive – Flume, Quinteto da Paraíba – Baque de Luanda, Caçador de mim – Milton Nascimento
Produção audiovisual: Baleia Filmes e Luz da Nuvem
Coprodução: Festival Dança em Trânsito
Agradecimento: Ajaya Ribeiro, Luisa Lúcia, Ulisses Hélio e Camila Oliveira

Classificação LIVRE