DANÇA DE APROXIMAMENTO DA MORTE

Wilena Weronez
Teresina – PI

Dança de Aproximamento da Morte, é uma coletânea, um seriado, um compilado de mini vídeos de até 1 minuto que foram lançados diariamente durante o mês de agosto pandêmico e disponibilizados via rede social, Instagram. Odes à morte ou ao que se compreende e se desconhece sobre ela. Odes dançadas ao tempo. Despretensiosas, efêmeras, sem preparo e sem aviso, assim como a morte, às vezes tão repentina, às vezes tão silenciosa. Às vezes só chega.
Dança de Aproximamento da Morte, de mini vídeos a um manifesto, a um rito, a um lugar de acontecimento que em diálogo com a obra Da morte. Odes mínimas de Hilda Hilst, desestrutura os conceitos dogmáticos e filosóficos acerca da morte, propondo um espaço de se reconhecer em meio ao inevitável que a nossa própria condição humana nos coloca, possibilitando espaço para um diálogo íntimo sobre/com a morte. Uma morte que é diária, uma morte pessoal.
Uma morte que toda dia inicia e fecha um ciclo e a cada fim, um aproximamento.

Wilena Weronez é performer e intérprete-criadora. Iniciou as atividades artísticas em 2001, com teatro e em 2006 começou as pesquisas e práticas em em dança junto ao coletivo Núcleo do Dirceu, plataforma de criação em arte e dança contemporânea, mas desde criança dizia que queria ser bailarina. Foi no rumo. Tem formação em letras português e francês pela UFPI e desde fevereiro de 2020 integra a edição #2 – 2020/2021 do Redemoinho de dança, projeto de extensão e formação artística continuada da Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Ao longo dos anos, vem tentando descobrir espaços para provocações através da dança, a entendendo como ferramenta política para mover as insatisfações.

Ficha técnica:
Concepção e performance: Wilena Weronez
Montagem e Edição de Vídeo: Daline Ribeiro
Trilha sonora:
Autoral – Daline Ribeiro
Cold Water – Patrick Patrikios (direitos autorais livres)
Pure Potentiality – Benjamin Martins (direitos autorais livres)
AnalogueCabin – Noir Et Blanc Vie (direitos autorais livres)
Escritos: Trechos dos poemas que compõem o livro Da morte. Odes mínimas de Hilda Hilst

Fotos de divulgação: Ânima Luíza
Produção: Wilena Weronez
Duração: Aproximadamente 26 minutos

Classificação: Livre