PARA MOVER CÉUS E TERRA

Cia Kawin
NITERÓI – RJ

“Tempos difíceis exigem uma dança furiosa”. Essa frase incendiária da escritora e ativista Alice Walker, há tempos comum em muitas timelines das redes sociais, voltou a circular com ainda mais frequência e potência desde o início da pandemia do Covid-19. Ao buscar o poema, encontramos um trecho que faz ainda mais sentido para nós de origem extra ocidental: “O mundo mudou: ele não mudou sem suas orações, sem sua fé, sem sua determinação de acreditar na libertação e na bondade; sem sua dança ao longo dos anos que não tiveram batida”.

PARA MOVER CÉUS E TERRA é um experimento em performance audiovisual. Mesmo confinados, tristes, alarmados, criamos e dançamos para lembrar e manter a energia da simples fúria de estar vivo; para lembrar que temos o céu e a terra literalmente em nossos corpos de fluidos, minerais e restos de estrelas; para lembrar que todes nadamos juntes na sopa sem fronteiras da atmosfera que nos conecta e sustenta; para manter a batida do corpo no mundo – visivel e invisivel.

KAWIN é formada pelos artistas Anani Sanouvi (Togo) e Christiane da Cunha (Brasil). A dupla possui mais de 10 criações integrando dança contemporânea, performance, arte sonora e artes visuais, que vêm sendo apresentadas em diversos teatros, festivais, museus e centros culturais – no Brasil e internacionalmente. Em seu trabalho e pesquisa os artistas tensionam as relações transdisciplinares e interseccionam na contemporaneidade perspectivas animistas de suas respectivas culturas.

Ficha Técnica
Criação e dramaturgia: Anani Sanouvi e Christiane da Cunha
Performance e arte sonora: Anani Sanouvi
Vídeo Arte e animação: Christiane da Cunha
Produção: Cia Kawin

Classificação indicativa: Livre